Aprender a escrever é um processo muito lento e longo que implica o conhecimento de várias ações ligadas
à sua planificação, textualização e revisão. Escrever em conjunto (texto coletivo)
é uma atividade facilitadora no processo, pois permite a interação dos alunos, a
apresentação de propostas, a confrontação de ideias e opiniões, a tomada de
decisões, a procura de alternativas, entre outras. Como já referimos é um
processo moroso e muito complexo.
Nas últimas aulas
elaborámos mais uma atividade de escrita, a variedade de texto foi o informativo expositivo e trabalhámos, de forma coletiva, o ensino do processo (planificar, por em
texto e rever). O tema escolhido foi
“os animais”.
Fizemos a ativação de
conhecimento sobre o tema (chuva de ideias), selecionámos e organizamos em
categorias os conteúdos resultantes da chuva de ideias e escrevemos o texto de
forma colaborativa.
Depois de várias
revisões (alterações, melhoramentos) o texto ficou assim.
Os animais
Os animais são seres vivos: nascem, crescem,
vivem, reproduzem-se e morrem. Se vivem perto do homem são domésticos e os que
têm o seu habitat na floresta são animais selvagens.
Alguns
alimentam-se de carne e peixe, são os animais carnívoros. Os que comem erva são
herbívoros. Outros são omnívoros porque comem de tudo. Alguns animais domésticos
comem ração. Os que nascem da barriga da mãe alimentam-se de leite. Todos os
animais necessitam de água.
Eles
deslocam-se conforme o local onde vivem, se vivem na terra podem rastejar,
andar, correr e saltar. Se viverem na água nadam e se viverem no ar voam.
Quanto
à reprodução se nascerem por ovos chamam-se ovíparos e se nascerem da barriga
da mãe são vivíparos.
Os
animais são muito úteis para o homem, dão-nos o leite, a carne, a lã, os ovos e a
pele, outros servem para nos fazerem
companhia, outros protegem-nos,
ajudam-nos nos trabalhos agrícolas e transportam-nos para sítios difíceis.
Devemos tratar bem os animais
respeitando-os, dando-lhes carinho e conforto.
texto coletivo SE3
Sem comentários:
Enviar um comentário