“Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que
foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as
rodeia. Cabe à escola valorizar, reforçar, ampliar e iniciar a sistematização
dessas experiências e saberes, de modo a permitir, aos alunos, a realização de
aprendizagens posteriores mais complexas” (Organização Curricular e Programas,
4.edição. ME p.101).
Faz parte do programa de estudo do meio o “bloco”- À descoberta de si
mesmo, onde se pretende que os alunos estruturem o conhecimento de si próprios
e desenvolvam, simultaneamente, atitudes de autoestima e
autoconfiança e de valorização da sua identidade e das suas raízes.
Neste âmbito surgiu “Histórias de vida”, um trabalho de investigação por
parte dos alunos, que se estendeu às três turmas do segundo ano de escolaridade
do Centro Escolar e que envolveu alunos e seus familiares.
Depois dos alunos fazerem a sua apresentação, nas respetivas turmas,
resolvemos partilhá-los com a comunidade escolar, no sentido de ele servir de
motivação para outros valorizarem a sua identidade e as suas raízes.
Sem comentários:
Enviar um comentário